quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Eterno 29 do Benfica


Miklos Fehér sonhava com a glória. Hoje recordamos o mais tímido dos jogadores que passou pela Benfica, o eterno 29.





«Tímido, introvertido e acima de tudo tranquilo», foram as primeiras palavras do atacante da selecção nacional húngara quando chegou a Portugal.

Com os seus quase 20 anos tinha o sonho realizado, sonho este que desde os seus 10 anos ansiava.

Iniciou a sua carreira no Raba Eto de Gyor, onde jogou três anos como sénior, somando 23 golos em 62 jogos, antes de atrair a atenção do F.C. Porto, motivo pelo qual veio para Portugal, mas foi em Braga que encontrou a felicidade. Chegou às Antas no início da época 1998/99 e nos poucos jogos que fez não acertou na baliza, mesmo sagrou-se campeão no ano em que se estreava na sua nova terra.

Foi no Sporting de Braga que Fehér se revelou o grande jogador que era. Foi sob as ordens de Manuel Cajuda, que Miklos conseguiu a sua melhor prestação em terras lusas na época 2000/01 Finalizado o contrato azul, Miki rumou para Lisboa para representar o Benfica, onde reencontrou antigos companheiros e amigos como Drulovic e Zahovic que o ajudaram na sua integração.

Mostrou-se sempre cheio de garra, mas pouco calado. O trabalho que desempenhava fazia-o bem. Era querido por toda a claque e simpatizantes dos encarnados, possivelmente visto como um menino de ouro.

Mas a sua gloria não durou muito, no dia 25 de Janeiro de 2004, por sinal dia de anos de Eusébio e Mourinho, quando cerca das 21h30 Miklos Fehér caia sobre o relvado após um pequeno sorriso para o arbitro. O seu ultimo sorriso e o mais recordado.

Foi a vestir-se de vermelho e branco e a sorrir que Miklos Fehér finalizou a sua carreira e vida. Após ter visto um cartão amarelo por tentar impedir um lançamento lateral do adversário, sentido-se mal e caindo em campo. Faleceu devido a uma fibriliação ventricular devido a uma cardiomiopatia hipertrófica. Tinha 24 anos

Em sua memória, as águias retiraram o número 29 usado por ele, para que mais ninguém o use.


Também disponível em LusoFans

Sem comentários:

Enviar um comentário