domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval ou desculpa para beber?

O Carnaval português tem vários anos de tradição, importando algumas das ideias dos sambódromos do Brasil e de vários países da Europa, é considerado único e bastante característico, sendo considerado por alguns autores português: porco e violento.

É oficialmente denominado por «Entrudo» e vulgarmente apelidado de «Carnaval». Proveniente de Portugal, onde acontecia entre o sábado e a quarta-feira de cinzas, na abertura da primavera, o Entrudo era realizado por famílias e os seus amigos mais chegados.

Com a mudança de mentalidades também ele sofreu as suas alterações e ganhou terreno nas ruas, envolvendo conhecidos e desconhecidos.

São vários os locais de Portugal por onde passa o Carnaval, sendo que, Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé e Sesimbra são os locais com mais popularidade. Contudo, o conceito de «Carnaval» tem vindo a alterar-se com o passar do tempo e a mudança de mentalidades.

Durante o dia é visto como o Carnaval onde as famílias saem à rua para ver os desfiles e mascararem-se daquilo que mais desejam e sempre sonharam. É o dia em que se pode ser aquilo que mais desejam. Para os mais antigos chega mesmo a ser a altura em que falam e dizem o que há para dizer com as sátiras à política e sociedade. Calam-se o ano todo para agora ganharem

voz.

O cenário durante o dia é este:





Já à noite tudo se transforma. As máscaras são mais arrojadas e as princesas tornam-se mais atrevidas e os guerreiros maquiavélicos. As ruas enchem-se dos jovens, agora que famílias se reúnem em casa.

«Extravagância» é o termo da noite de Carnaval, e em vez de umas pipocas e um algodão doce, a cerveja, o vinho e o whisky é o mais ingerido pelos jovens.

Na realidade, os jovens de hoje nem sequer engraçam com o Carnaval, pois se tiverem de sair com a família isso será um «frete», no entanto se for para ir à noite e com os amigos a historia é outra bem diferente.




Hoje em dia, em pleno século XXI, qualquer desculpa serve, qualquer feriado é bom, qualquer que seja o motivo para sair à rua e beber é aceite. Desta vez é o Carnaval que serve de pretexto para se ir para farra a noite toda, a seguir… virá provavelmente a Páscoa. Não se gosta, mas se é para beber serve!

Sem comentários:

Enviar um comentário