segunda-feira, 26 de março de 2012

O «pesadelo» de Lloret del Mar




O ensino secundário está de férias, aquelas tão férias tão merecidas antes de uma maratona de testes para ingressarem na faculdade.




As viagens de finalistas começaram e com elas começam as já «típicas» peripécias que todos os anos entram pelas televisões e jornais em nossa casa sobre as aventuras e desventuras dos finalistas que partem à procura da «loucura» e de dias sem os pais por perto, capazes de tudo sem ninguém (ou quase ninguém) saber.

Entre o consumo de drogas ilegais que escapam aos polícias nas fronteiras e são levadas por estudantes até outros destinos, entre o consumo de álcool exagerado e sem vigilância e as brincadeiras que acabam mal, Lloret del Mar é um dos destinos das viagens de finalistas de que mais se ouvem notícias amarguradas todos os anos. Este 2012 não é excepção.

Passaram 2 dias desde que se iniciaram as viagens para a estância espanhola, e um jovem de 17 anos caiu de um quinto andar, acabando por morrer. Para o grupo deste estudante, a viagem de finalistas terminou hoje com a volta a casa envolta em lágrimas e a esperança de que tudo não passe de um pesadelo.

Nas estâncias de Lloret del Mar já morreram dois jovens portugueses, uma adolescente foi violada e vários jovens foram expulsos de hotéis devido a distúrbios. E ainda que se saiba de tudo isto, e todos os anos seja a mesma lengalenga, a verdade é que os estudantes portugueses continuam a preferir Lloret a outros destinos e a trazer más notícias para casa.

O desfecho será sempre o mesmo, ano após ano, até que um dia Lloret del Mar chegará ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário