segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estágios ou escravidão




Estagiários: dos bem renumerados aos escravos da empresa.





Acaba-se a licenciatura, começa a corrida aos jornais e caça aos estágios. Uma correria incansável às empresas que não querem ou que se aproveitam. Bem vindos ao mundo dos recém licenciados!

Em Lisboa, há pelo menos 4 tipos de estágios: os bem pagos, os mal pagos e os não pagos ou os que se tem de pagar para estagiar.

Ora começando pelos últimos...

Estágios onde se paga para trabalhar. Este é o universo da Universidade Católica e outras por todo o Portugal, onde uma candidatura a um estágio implica o pagamento de uma mera quantia de cento e poucos euros à Universidade que conseguiu o tão milagroso estágio. Pagam-se 3 ou 6 meses e no final diz-se ‘adeus’ ao estágio e e ao dinheiro e bem-vindos novamente ao mundo da procura de trabalho que não existe.

Os estágios não pagos, ora a maioria dos jornais em Lisboa são assim, contrato de 3 a 5 meses de estágio sem possibilidade de no final se ter um lugar na redacção e em que o estagiário é apenas mão de obra barata e renovada a cada final de contrato, sem qualquer custo para a empresa. Conta para o curriculo, acham os estagiários.

Os mal pagos, são aqueles onde se limitam a pagar o passe do estagiário mas não a gasolina de um carro e ainda se tem direito ao subsidio de almoço mas só ao de 5.45€ como se hoje em dia se conseguisse sequer comer um bitoque e uma agua por esse preço, se calhar já nem no McDonald’s enfim! Um estágio onde o estagiário é pago, muito mal pago e escravo de caprichos de chefes e não chefes. Autenticas bolas de ping-pong entre uns e outros superiores. Mas reclamar é coisa escassa visto que existe dinheiro a entrar.

Por fim, existem casos raros em que os estagiários conseguem ser pagos nos 'trabalhinhos' que arranjam, normalmente estes têm a mão da ‘senhora cunha’ e mesmo que esta não garanta a integração na empresa no final do estágio, garante pelo menos o ordenado mínimo durante 6 meses.

Portugal a quanto obrigas os estagiários ups! Escravos a sofrer em busca de uma primeira experiência laboral na área estudada!

Sem comentários:

Enviar um comentário