terça-feira, 1 de maio de 2012

Afinal os palavrões fazem bem à saúde!


Quantas vezes nos apetece mandar tudo pelo ar, dizer daquelas palavras menos bonitas, mas porque temos o nosso professor, os pais ou o chefe presente não as dizemos e retraímos tudo?
Ao que parece isso vai acabar.

Um estudo de uma equipa de investigadores da Universidade de Keele, no Reino Unido, revela que afinal dizer palavrões pode ajudar a aliviar a dor. No entanto, para funcionar terá de ser apenas em pessoas que não os dizem com frequência.

Os resultados deste brilhante estudo vão ser apresentados na conferência anual da «British Psychological Society» em Glasgow, na Escócia, em Maio próximo.
Os cientistas que já tinham chegado à conclusão que pronunciar palavrões reduzia a sensação de dor, vêm agora comprovar com a nova investigação que os palavrões fazem bem à saúde.
A equipa crê que o alívio da dor acontece porque esta forma de expressão desencadeia no organismo uma espécie de reacção de libertação ou luta, «acelerando as batidas cardíacas, uma resposta fisiológica associada ao comportamento agressivo».

Portanto, dizer palavrões produz não apenas uma resposta emocional, mas também física. Estas palavras tão sancionadas na nossa sociedade são vistas como grosseiras, obscenas e que transgridem os códigos de linguagem e de educação em vigor. Mas, e se na realidade forem realmente terapêuticas?

Sem comentários:

Enviar um comentário