sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tugaleaks apresenta queixa contra TVI

O fundador do Tugaleaks, Rui Cruz, apresentou quinta-feira uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a TVI devido à falta de rigor informativo e exactidão.
A queixa foi entregue à ERC através do formulário online, dando conta do desagrado do movimento quanto à falta de rigor da estação «na sequência da reportagem de Passos Coelho na Feira do Livro», segundo a página do grupo.
O Tugaleaks refere que na reportagem ao minuto «00:38 uma cidadã pergunta se o Primeiro-Ministro pretende ir fazer um debate à “ocupação” do Parque que lá esteva há mais de 24 horas.», mas que na montagem apenas se vê «resposta do Primeiro Ministro com o ênfase no “insulto” que os manifestantes estão a fazer.»
O grupo que luta pela liberdade de informação e que estaria pela mesma altura a manifestar-se não considera que “ladrão” e “piegas” palavras insultuosas, mas que «são apenas palavras, um pouco fortes». A estação que emitiu a reportagem ignora o lado dos manifestantes, privilegiando Passos Coelho.
Rui Cruz alega ainda que na reportagem se ouve como fundo «Passos, ladrão, o teu lugar è na prisão» e que a frase «FMI fora daqui» apenas ecoou cerca de 15 segundos, tendo a jornalista, ao minuto 2:05, dito que «os indignados a gritar FMI fora daqui», quando afinal o que se ouvia era a primeira expressão.
Segundo o site do Tugaleaks a peça da TVI contém informação favorável ao Primeiro-Ministro, argumentando ainda que existem pontos do Código Deontológico do Jornalista que não foram cumpridos nem pela jornalista, nem pela estação de televisão de Queluz de Baixo.

O vídeo pode ser visto na TVi24

Sem comentários:

Enviar um comentário