terça-feira, 1 de maio de 2012

Redes Sociais - O Ódio


















As redes sociais são um fenómeno cada vez mais presente e que englobam todo o tipo de geração, desde os mais novos aos mais velhos, pelo menos é o que pensamos nós quando olhamos à nossa volta e todos estão no Twitter, no Facebook ou noutra qualquer plataforma.
Mas afinal, parece que não é esta a realidade. O Jonal "I" online comunica que "As redes sociais nasceram para parodiar o Facebook ou o My Space e a sua forma de coleccionar amizades à distância. Agora reivindicam o seu estatuto de contracultura". Pois é, afinal nem tudo é tão magnifico e simples no mundo da Internet e das redes sociais.

A noticia fala-nos então de uma novidade: redes anti-sociais. Mas afinal o que são estas redes? São plataformas online que criticam/imitam a convivência que rege o Facebook ou o My Space e substituem os convites por ofensas e ódios.

O psicólogo e especialista na área das novas tecnologias, Roberto Balaguer,que relacionarmo-nos "através da agressão é algo empobrecedor, mas para muitos é a única maneira de comunicar nas redes sociais. O Enemybook, por exmplo, funciona como uma plataforma para os excluídos e incompreendidos. Tem vertentes ligadas ao underground como é o caso do ódio pelas regras.". Esta contracultura, onde em vez de amigos se fazem inimigos, conta já com 16 mil seguidores, sendo o mais odiado George Bush.

Sem comentários:

Enviar um comentário