terça-feira, 1 de maio de 2012

Sinto Muito - Nuno Lobo Antunes

«Sinto Muito» é um livro do médico Nuno Lobo Antunes. Nascido em Maio de 1954 e licenciado em Medicina, foi assistente Hospitalar de Pediatria e Coordenador da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Santa Maria.
O livro remete-nos para o mundo do sofrimento em geral, para a dor e para perda que nos entristece o coração, sem esquecer que se fez o melhor que se podia e que as almas partem sempre para um sítio melhor.
Nuno Lobo Antunes prende em si o desejo de ser santo, de ser mais do que pode, ainda que na sua memória guarde o peso dos olhares, dos cheiros e de tudo o que é imperfeito que o rodeia.
É um livro de confissões, onde o médico e o paciente são um só, e onde a família canoniza o médico, depositando nele a esperança infinita.
O autor, neste tão grandioso livro que nos arrepia ao contar-nos a realidade, faz cm que a alma fale e a humanidade se pronuncie.


Citações:


«Não sei se sabes o que é um poço. Um poço é o inferno, o lado de lá da vida.
O escuro, a falta de ar. Preciso de sol para gostar da vida» p.61

«Todos os dias via. Todos os dias esquecia.» p.85

«Peguei-lhe na mão como se fosse um remo, acariciei-a como se fosse de penas. Olhámo-nos como se fôssemos gémeos, e debaixo de água cavámos um túnel que ligava penínsulas, ilhas e continentes, de línguas diversas, infâncias comuns, jogos de roda. (…) Carícias lentas ao ritmo de brisas, trigo e lezírias do Alentejo, da mesma cor. Olhos nos olhos, sorrisos que se cuidavam. Ruínas de pedras sobrepostas, e um entendimento de olhares. A minha mão que cobria a dela. Devagarinho, dedos entrelaçados. É possível que os olhos se toquem.» p.89

«Gostava de escrever sobre a dor. As diferentes cores da dor (…) E a dor? Onde a pomos?» p.151

Sem comentários:

Enviar um comentário