sábado, 16 de junho de 2012

Europeu de morte

Da Polónia à Ucrânia, de Auschwitz a Chernobyl. O Europeu 2012 joga-se em terras «movidiças» de leste.

Na Polónia, perto de Cracóvia, Auschwitz foi em tempos um dos campos de concentração localizados no sul da Polónia.
Em 1940, símbolo de nazismo, Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um de extermínio na mesma área.
Em 1944 as câmaras de gás do campo de Birkenau foram destruídas pelos nazis com o intuito de esconder as suas actividades das tropas soviéticas.
Foram pelos menos 70.000 pessoas as que ali perderam as suas vidas.


Na Ucrânia temos Chernobyl, local onde o Reator nº4 da usina nuclear explodiu a 26 de Abril de 1986. Foram 50 mil trabalhadores e respectivas famílias que ali viviam e foram evacuados de autocarro para nunca mais voltarem.
Os prédios de Pripyat são agora um deserto urbano.
Este é considerado o pior acidente nuclear de toda a história, sendo que 60% da radioactividade caiu em território bielorrusso.

Agora o Europeu de 2012 joga-se em dois territórios onde o pânico, o medo, o pavor, as mortes e o silêncio dominaram numa dada altura as populações locais.


Enquanto num lado os Nazis impunham o seu puder e matavam-se os que não eram arianos, noutro lado a natureza impunha-se e fazia o seu trabalho implacável
São várias as homenagens a todas as vítimas do Holocausto que as selecções do Euro 2012 fazem na visita a Auschwitz, mas também o desastre de Chernobyl está a tocar alguns dos atletas que relembram famílias ou até mesmo o que ali passaram.
Mas a população local brinca com a situação «A decisão do Europeu 2012 ser jogado aqui para ver quem é o mais forte», disse com humor negro Maxim Orel, um guia turístico da Ucrânia e que provavelmente “Os vencedores serão mutantes.”

Ainda que não sejam mutantes, alguém sairá campeão europeu num dos países onde agora o silêncio e a ausência reinam nas cidades fantasmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário