domingo, 8 de julho de 2012

Filhos do Coração, uma causa de sorrisos

«Quando deixei o Lago Volta prometi a mim mesma e, sobretudo às crianças escravas que deixei para trás, que ia denunciar a situação, lutar por elas e regressar. É impossível ficar indiferente ao silêncio ensurdecedor destas crianças até porque é essa indiferença que as está a matar!», Alexandra Borges jornalista da TVI.

Foi em 2007 que a TVI emitiu o «Infância Traficada» no Especial Informação, que dava a conhecer a Portugal a realidade da Escravatura e Tráfico de crianças no Gana. A grande reportagem de Alexandra Borges tornou-se no programa mais visto do ano, mobilizando o povo português que se mostrou empenhado em ajudar as crianças do Gana a alcançarem a liberdade e os direitos que todos têm: educação, dignidade, alimentação, casa e uma família.
Filhos do Coração é um projecto desenvolvido pelo grupo Media Capital com o intuito de divulgar a causa, consciencializar e angariar fundos para o resgate do sorrisos das crianças.
Dois anos depois, Alexandra Borges e Júlio Barulho, regressaram ao Lago Volta com os fundos conseguidos e que pagaram a construção de uma escola no orfanato de Kete Krachi e resgatou 10 crianças a quem está a pagar saúde, alimentação, segurança e a educação durante os próximos dez anos das suas vidas.
Alexandra Borges acredita que o «...mais difícil do que resgatar estas crianças é a resgatar a infância que lhes roubaram, um pouco, todos os dias!»

Na internet, «Filhos do Coração» têm activa uma Petição Pública Contra a Escravatura do Século XXI e a favor da Libertação de Todas as Crianças Escravas do Lago Volta, no Gana, disponível para todos assinarem, acabando assim com o silêncio que tem vindo a manter esta escravatura e exploração infantil, contando já com milhares de assinaturas. No Facebook são milhares de pessoas empenhadas e com ideias para ajudar esta causa.

Em 2012, o Dia da Criança marcou o arranque da campanha de sensibilização sob o lema «Vestir Portugal de Filhos do Coração», a ONG promete alertar para a escravatura infantil. A campanha conta com camisolas referentes à causa, distribuição de cartazes e ainda «duas mega faixas no Cristo Rei em Lisboa», como referiu a jornalista em várias entrevistas. Alexandra apresentou ainda o livro de reportagem «Resgate» e foi inaugurado o site dos Filhos do Coração.

Para 2013, espera-se uma peça de teatro sobre a escravatura infantil com mais de 100 crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário