sexta-feira, 27 de julho de 2012

Maçãs protegem o coração

Um novo estudo veio mostrar que as maças podem ser bastante importantes para o sexo feminino. Segundo a equipa de cientistas da Universidade da Florida, comer duas maças por dia pode ajudar a proteger as mulheres contra doenças cardiovasculares através da redução dos níveis de colesterol.
O estudo expôs os benefícios que as maçãs têm em mulheres que se encontram na pós-menopausa, fase da vida que as coloca num grupo muito susceptível a doenças cardiovasculares.
De acordo o grupo de investigadores norte-americanos, comer duas maçãs por dia ao longo de seis meses corta os níveis de colesterol no sangue em cerca de um quarto. A maior redução que observaram registou-se na lipoproteína de baixa densidade.
As conclusões foram alcançadas após seguirem através de análises sanguíneas, ao longo de um ano, 160 mulheres que tinham passado pela menopausa: metade delas consumiu 75 gramas de maçã seca por dia (o equivalente a duas maçãs frescas) e a outra metade ingeriu a mesma quantidade de ameixas, sendo o propósito apurar se os dois frutos teriam um efeito similiar.
Depois de decorridos apenas três meses desde o início da experiência, as mulheres do grupo das maçãs reduziram o seu colesterol em 13%, com os níveis da lipoproteína de baixa densidade a caírem 24%. As ameixas, por seu lado, diminuíram ligeiramente estes níveis, mas de forma pouco significativa.


Saiba mais sobre este estudo estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

Sem comentários:

Enviar um comentário